Na empresa Estrela de Conímbriga existem 7 passos para o fábrico de louça decorativa, tais como:
1º Passo:
Tudo começa com a chegada dos materiais para a feitura do barro. Estando a pasta feita é colocada na fieira, saindo em pequenos rolos que seguirão depois para as respectivas máquinas: roller e prensa, onde o barro será modelado.
2º Passo:
Um outro processo de fabrico, é através dos excedentes de barro, que uma vez introduzidos no turbo diluidor, resulta numa pasta líquida que é canalizada para a secção de enchimento, onde se encontram as formas das peças. Uma vez enchidas, as formas conservam a pasta líquida durante cerca de 90 minutos, sendo posteriormente despejado o líquido excedente.
3º Passo:
Depois de estar alguns minutos no secador, a peça segue para a secção de "jaulles e acabamento", onde é acabada. Posteriormente, segue para a estufa onde permanece cerca de 24 horas antes de ir ao forno pela primeira vez.
4º Passo:
Passadas 2 horas a peça está pronta a sair da forma, sendo depois lavada, limpa e todas as arestas limadas. Daqui vai para a estufa e depois para o forno.
5º Passo:
Já na secção de pintura, seguem-se vários passos: aplicam-se os desenhos com pó de carvão, contorna-se a peça e dão-se cores.A principal representação da nossa faiança seiscentista, é a do chamado " Desenho miúdo " espontâneo e miniatural, a azul e colorido, com contornos finos, representando essencialmente paisagens coloridas com cenários no centro das peças, animais e canaviais.A azul e requintado no primeiro período do séc. XVII, em morado (contorno para realçar o desenho), e mais popular depois. No início, em vários casos da manufactura coimbrã, verifica-se o emprego de tons verdes, amarelo-torrado e castanho pinhão. No segundo cinquentenário, o esplendor policromo corresponde à evolução das formas e estilos, com a escolha marcante de cada fábrica. Numa linha mais utilitária, a Estrela de Conimbriga tem as suas próprias colecções, mas também se encontra receptiva para desenvolver os desenhos, ideias e modelos dos seus clientes, assegurando-lhes toda a exclusividade. Uma vez pintada, a peça segue para a vidragem.
6º Passo:
Findo todo este processo, segue-se a vidragem da peça, que pode seguir duas variantes: Vidragem transparente, quando a peça é primeiro pintada e só depois vidrada, para obter um brilho mais intenso; Vidragem opaco, quando se procede ao inverso, obtendo assim um brilho mais ténue.
7ºPasso:
Uma vez pintada, a peça segue para o forno. onde permanece a cozer cerca de 12 horas. Depois de retiradas do forno, todas as peças são submetidas a um rigoroso controlo de qualidade, sendo, por fim embaladas e enviadas aos nossos clientes.
Na Estrela de Conímbriga disponibilizamos a todos os nossos clientes os seguintes produtos:
- Azulejos
- Faianças Decorativas
- Louça Artística
- Louça Utilitária
- Painéis em Cerâmica
- Pintura Manual
Na Estrela de Conímbriga colocamos a disposição de todos os nossos clientes os seguintes serviços:
- Exportação
- Entregas a Nível Nacional
Estrela de Conímbriga
3150-259 S.Fipo-Ega Portugal
Telefone: 239948688 (Chamada para a rede fixa nacional)
Email: cestrela@mail.telepac.pt
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
Das 08h30 às 12h30 - Das 13h30 às 17h30
All rights reserved to Estrela de ConÌmbriga CRL– Powered by Páginas Amarelas